painel solar

Bombagem Solar

Num sistema de bombagem solar a energia é fornecida por painéis solares fotovoltaicos, o que permite poupar energia, possibilita a instalação em locais remotos e evita a necessidade de abastecimento regular de combustível.


Tecnologia Inovadora e Natureza de mãos dadas

A existência humana e a sua prosperidade dependem em grande parte da existência de água para pessoas, animais e culturas. Mas em muitos locais a energia de confiança pode ser tão escassa como a água. A bombagem solar dá uma ajuda à natureza fornecendo energia e água.
Zonas inviáveis para a execução de qualquer projeto de bombagem devido ao dispendioso acesso à energia, tornam-se agora zonas sem qualquer tipo de constrangimento para o uso da água.
O custo da energia, tem registado uma subida permanente ao longo dos anos, a utilização de fontes de energia renovável é uma aposta segura e fiável, mesmo em locais que já tenham acesso a energia. Todas as políticas europeias apontam no sentido da utilização de energias renováveis, existindo até incentivos para a execução de alguns projetos, de forma a obter um futuro sustentável económica e ambientalmente.


Bombas solares

Esquema ilustrativo de um sistema de bombagem

As bombas solares funcionam tendo como gerador de energia, módulos solares fotovoltaicos. O seu débito varia de acordo com a radiação solar a cada momento.

Existem 3 grandes grupos de bombas solares:
- bombas submersíveis;
- bombas de superfície;
- bombas de recirculação para piscinas.

De acordo com a aplicação, podemos distinguir essencialmente 3 tipos de bombagem:
- bombagem direta;
- bombagem com baterias;
- bombagem de piscinas.


Bombagem solar direta

Esquema de princípio de um sistema de bombagem direta

A bombagem solar direta é um sistema de bombagem em que o painel solar fotovoltaico fornece energia diretamente à bomba, permitindo o seu funcionamento ininterrupto desde que exista radiação solar suficiente, variando o caudal disponibilizado pela bomba de acordo com a energia solar disponível a cada momento. A estes sistemas deve associar-se um reservatório, que funciona como bateria de energia potencial, colocado a uma cota elevada que permita a utilização da água em qualquer momento e na quantidade pretendida, independentemente da radiação solar disponível no momento.


Bombagem solar com baterias

A bombagem solar com baterias, é um sistema de bombagem, em que o painel solar fotovoltaico fornece energia para armazenamento a um conjunto de baterias que poderá ser utilizado a qualquer momento. Este sistema é mais complexo, tem um custo superior, e só deverá ser aplicado em situações muito específicas.


Bombagem de piscinas

Esquema de princípio de um sistema de bombagem para recirculação de piscinas

Nas casas com piscinas, as bombas de circulação e filtração utilizadas para manter as piscinas limpas são tipicamente os maiores consumidores de energia elétrica. As bombas solares para piscinas tem um consumo zero de eletricidade e uma longa vida útil.
As bombas solares de piscina são uma proposta atrativa para os proprietários e operadores de piscinas com fins comerciais, num setor onde os custos de exploração precisam de ser minimizados.


Aplicações

As principais aplicações dos sistemas de bombagem solar são as seguintes:
- explorações agrícolas – sistemas de rega;
- explorações pecuárias – abastecimento de bebedouros e reservatórios;
- abastecimento de água potável;
- recirculação de água em piscinas;
- outras aplicações, em que já é utilizada a bombagem convencional de água.


Vantagens

Os sistemas de bombagem solar, se bem projetados e instalados, apresentam inúmeras vantagens:
- Estes sistemas podem ser instalados em qualquer local, sem necessidade de acesso à rede elétrica;
- Sistema de bombagem, sem qualquer custo associado ao consumo de energia (Kwh consumidos, gasóleo e seu transporte, gerador e sua manutenção, aluguer de contadores, etc.);
- Ao utilizar energia solar, as flutuações do preço da energia, não afetam os custos associados à bombagem;
- Sistemas muito eficientes;
- Sistemas que requerem uma manutenção mínima;
- As necessidades de água da maioria das aplicações, nomeadamente de agricultura e pecuária, são ajustadas ao ciclo anual do sol (quanto maior for a radiação solar maiores são as necessidades de água e maior debito tem o sistema de bombagem solar);
- No caso de poços e furos com baixo rendimento, a bombagem solar permite elevar ao máximo o mesmo;
- São sistemas autónomos, podendo ser completamente automatizados, sem qualquer preocupação com o seu funcionamento.


Performance

Os sistemas de bombagem solar, permitem lidar com praticamente qualquer situação, com elevações máximas até 350m e caudais que podem ir até 260m3/h. As bombas solares tem uma gama que vai de 1/4 Cv a 33Cv.


Dimensionamento e seleção de equipamentos

O projeto de sistemas de bombagem solar é muito exigente; Cada sistema é único pelas suas características climáticas, situação da fonte de água e armazenamento, distâncias a percorrer e débito de água necessária, entre outras. Apenas um projeto cuidado conduz à solução que melhor se ajusta às necessidades do cliente, técnica e economicamente.
A seleção de todo o equipamento é realizada, com recurso a software especializado, que valida todas as soluções que a Energlobo apresenta.

Dimensionamento de um sistema de bombagem solar


Bombas Lorentz

Bombas Lorentz

A Lorentz é o parceiro da Energlobo para a bombagem solar. Esta marca alemã, referência mundial no sector, é pioneira no fabrico e desenvolvimento de bombas solares, caracterizando-se os seus equipamentos por uma elevada eficiência, construção robusta, e fiabilidade, quase dispensando ações de manutenção.
A Lorentz, dispõe também da mais vasta gama de bombas solares existente no mercado, permitindo obter um solução ótima para qualquer aplicação.
O conhecimento e experiência da Energlobo, nesta área permitiu ser reconhecida pela Lorentz como Sales e Service Partner da Marca em Portugal, no ano de 2012 data das primeiras credenciações a nível mundial da Lorentz, beneficiando assim de um contacto muito próximo com a marca o que possibilita as melhores condições de acesso a produtos, informação, conhecimento, formação e ferramentas para a prestação de um serviço de projeto, instalação e manutenção superior.

A Energlobo, projeta, instala e mantém sistemas de bombagem solar, com uma equipa profissional que o aconselha e estuda consigo a solução que melhor se ajusta às suas necessidades. Estamos consigo durante todo o ciclo de vida da instalação – no projeto, na construção e na manutenção.Contacte-nos.


Valid XHTML 1.0 Strict © 2014 Energlobo