painel solar

Sistemas de biomassa

A biomassa é constituída por lenha e resíduos florestais, constituindo um enorme reservatório de energia renovável, que pode ser convertido em energia térmica com um custo muito inferior aos combustíveis tradicionais.


Vantagens

A Biomassa constitui uma das alternativas energéticas renováveis mais seguras e viáveis para aquecimento doméstico e industrial. O processo de combustão de Biomassa é tanto mais vantajoso quanto mais eficaz for o sistema criado para a transformação deste material orgânico em energia. Tanto na sua forma mais tradicional (lenha, estilha), como numa forma processada de biomassa - os pellets de madeira. As vantagens deste combustível são inúmeras, das quais se destacam:
• Redução da fatura energética até 75% relativamente aos combustíveis fósseis;
• Recuperação do investimento num curto espaço de tempo;
• Independência da subida de preços dos combustíveis fósseis;
• Elevado poder calorífico;
• Aproveitamento de resíduos florestais;
• Energia limpa e saudável;
• Contabilização neutra de emissões de CO2;
• Facilidade de armazenamento, conversão e transporte;
• Melhoria da classificação energética dos edifícios.

Pilha de lenha


Lenha

A biomassa na forma de lenha é das mais antigas fontes de energia, utilizada pelo homem, mantendo-se ainda no presente como uma forma de energia a considerar como fonte prioritária para sistemas de aquecimento. Além disso, apresenta ainda um aspeto muito importante que é o conforto e fascínio que transmite a visão da chama da sua combustão.


Pellets

Pellets

Os pellets resultantes da compactação de matéria vegetal, ocupam menos espaço que a lenha, têm menos humidade armazenada, produzem menos cinzas e podem ser utilizados em modernos equipamentos com funcionamento totalmente automático (acendimento, alimentação e limpeza), proporcionando uma forma moderna e confortável de utilização da biomassa no aquecimento das habitações, das escolas, dos lares, das piscinas e na indústria.


Equipamentos

A escolha dos melhores equipamentos, e um bom projeto de integração do sistema de biomassa com os sistemas do edifício, aliado a uma boa instalação, vão permitir usufruir de todas as vantagens que a biomassa apresenta.

Lareira com recuperador de calor

Existe uma vasta gama de equipamentos a biomassa, para diferentes aplicações que vão desde equipamentos para uma aplicação doméstica até equipamentos para utilização em grandes edifícios e indústria.

Entre os equipamentos podemos distinguir dois grandes grupos:

• Equipamentos de Aquecimento de Ar que aquecem o ar ambiente no local onde estão instalados, ou em outros compartimentos através de um sistema de condutas:
o Salamandras a lenha/pellets;
o Recuperadores de calor a lenha/pellets.

Caldeira de combustão de pellets • Equipamentos de Aquecimento de Água, que possibilitam a sua utilização e integração com o sistema de aquecimento central e de produção de águas quentes sanitárias dos edifícios:
o Salamandras a lenha/pellets;
o Caldeiras a lenha/pellets;
o Recuperadores de calor a lenha/pellets.

A Energlobo, através de equipa própria experiente e altamente qualificada, instala todo o tipo de equipamento a biomassa, devidamente dimensionado e selecionado para o seu conforto, as suas necessidades e as do seu projeto. Contacte-nos.


Valid XHTML 1.0 Strict © 2014 Energlobo